Um décor com personalidade com certeza usa do mix de texturas em sua composição. Porém, mesmo para os profissionais mais experientes, misturar e combinar padrões é um dos elementos mais difíceis de dominar. Ao criar um quarto que você ama, pode ser tentador encomendar todas as peças exatamente como são mostradas em uma revista ou showroom, mas no fim, encontrar a composição perfeita de texturas é a chave para criar um ambiente que reflita você de maneira única.
Porque usar texturas
Quando você adiciona textura, os itens mais importantes se destacam e encontram o equilíbrio perfeito entre os diferentes elementos do quarto.
Com a ajuda da textura, você pode escolher um ponto de foco. Por exemplo, quando usamos um esquema de cores monocromático, escolhemos alguns itens de contraste que trazem harmonia e equilíbrio ao espaço.
E todo mundo concorda que uma dose saudável de textura deixa a cama muito mais charmosa e aconchegante, não é mesmo?


As diferentes texturas
Você sabia que além do toque, também é possível sentir a textura do tecido olhando para ele? Trata-se da textura visual, uma forma de textura ilusória ou simulada que pode influenciar o humor e o ambiente do quarto. De outro lado, existe a textura tátil, aquela que possui profundidade e você pode sentir no toque.
A aplicação dos diferentes tipos de textura depende da maneira como os elementos e cores foram usados no ambiente.
A textura e as cores
Antes de definir a textura ideal, é preciso escolher um esquema de cores. Nossa recomendação é começar a jornada da composição a partir da sua peça favorita. Pode ser a estampa das almofadas, o tecido das cortinas ou até mesmo um tapete. Se for um tecido estampado, isole todas as cores presentes, escolha uma cor dominante e uma ou duas cores secundárias – esta será a paleta de cores para trabalhar.
Se o seu quarto é predominantemente neutro, você pode escolher qualquer cor de destaque. Enfatize cores coordenadas. Pode ser a mesma cor em um tom mais escuro ou mais claro, ou um oposto contrastante.
Equilíbrio é tudo
Acredite. Você não quer cansar só de olhar para a sua cama. Por isso, o tamanho dos padrões estampados ou bordados no tecido desempenha um papel importante na composição.
Padrões de grande escala geralmente contêm muitas cores; padrões médios têm entre quatro ou seis e padrões pequenos contêm apenas duas ou três. Uma dica é começar com o maior padrão e depois refinar a seleção, mantendo aqueles que harmonizam entre si. Um design orgânico grande, por exemplo, fica ótimo com detalhes geométricos de pequena e média escala em cores coordenadas.

A composição de texturas
A composição de texturas tem o poder de transformar o quarto em um ambiente convidativo e confortável. O destaque pode estar nas almofadas bordadas, nas mantas e peseiras de tricot ou em uma capa de duvet estampada.
As linhas The 325 Kent & The Reserve ByTheBed são o exemplo perfeito para quem quer adicionar personalidade ao quarto. Combinam a estampa xadrez inspirada no street style nova-iorquino com um bordado estruturado marcante.
Juntas, essas duas linhas trazem uma proposta mais despojada e urbana para a decoração do quarto. Uma expressão de estilo e originalidade.